Autor: Adilio Marcuzzo Junior

A foto abaixo mostra um espelho encontrado dentro do tanque de combustível da asa de uma aeronave. Podemos supor que o falta de uma organização e/ou a ausência ou falha na inspeção ocasionou o esquecimento desta ferramenta neste tanque.

Felizmente, neste caso, não houve nenhum dano à aeronave, mas no caso de um pedaço de pano, a obstrução na entrada da linha da bomba de combustível submersa poderia ocasionar uma situação de risco para a operação da aeronave. 
Lembram-se do procedimento que algumas empresas adotaram quanto à verificação dos carrinhos de ferramentas que citamos no primeiro artigo sobre o 5S na manutenção de aeronaves ?
Este tipo de atitude contribuiria muito para evitar esta situação. 
O ensino de metodologias de organização como o 5S deve ser enfatizado durante os cursos de formação e reciclagem dos profissionais de manutenção, pois, a segurança de vôo depende, não somente de treinamento do pessoal técnico no equipamento em que a oficina está homologada, mas do nível de consciência (autodisciplina) coletiva mantida pelas pessoas envolvidas nas atividades de manutenção. 
É a disciplina que leva um profissional competente a fazer uma universidade, um curso de especialização ou mesmo estudar um novo idioma, ou seja, evoluir profissionalmente. Disciplina é a palavra-chave na implantação e manutenção de um sistema de qualidade. 
Para quem trabalha na aviação fica evidente que o 5S é uma grande ferramenta no que diz respeito à diminuição de ocorrências do tipo F.O.D. (Foreign Object Damage) ou "Dano Por Objeto Estranho".
F.O.D. é "o tipo de ocorrência causada por erros humanos ou por falta absoluta de cuidados por parte das pessoas envolvidas". Digamos que, quando ocorre um F.O.D, com certeza alguém não teve bom Senso de Utilização, bom Senso de Arrumação, bom Senso de Limpeza, bom Senso de Higiene ou bom Senso de Manter a Ordem (Senso de Disciplina). Captaram a idéia dos 5S?
Exemplos de F.O.D. que podemos citar :
1) Objetos metálicos (arames de freno, porcas, parafusos, etc.)
2) Objetos maciços (pano, papel, luvas, máscaras, roupas, etc.) 
3) Pedras e pedaços de pavimentação
4) Pássaros e animais
5) Miscelânea (água, erosão, detritos em geral)
O espelho da foto também é considerado um F.O.D. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A prevenção do F.O.D. pode ser atingida adotando-se os seguintes procedimentos :
1) Colocar as coberturas de proteção nas entradas e nos escapamentos dos motores, nas tomadas estáticas e nos tubos de pitot das aeronaves hangaradas ou estacionadas quando nenhum serviço estiver sendo efetuado nestas áreas.
2) Permitir somente o trânsito de veículos que possuam pneus especiais nas áreas operacionais
3) Efetuar inspeções nas áreas de pátio pelo menos uma vez ao dia
4) Efetuar varredura diária nos hangares
5) Efetuar a verificação física de todas as ferramentas após a conclusão dos serviços de manutenção
6) Colocar depósitos de detritos em posições estratégicas dos hangares e cestas de lixo em cada carrinho de ferramenta dos mecânicos
7) Efetuar reciclagem dos mecânicos e inspetores nos equipamentos em que a oficina está homologada 
8) Implantar definitivamente a filosofia 5S em sua empresa
Os responsáveis técnicos de oficinas de manutenção devem fazer o possível para conscientizar sua equipe de que :
1) Uma aeronave nunca deve sair de sua oficina com um "objeto estranho" a bordo. Além da gravidade de um possível acidente, um dia seu concorrente poderá encontrar este "passageiro" indesejável numa próxima inspeção da aeronave e eu garanto que, se isto ocorrer, você terá um ex-cliente "um pouco" aborrecido com você; 
2) Em nenhuma circunstância, um cliente pode encontrar nem mesmo um simples arame de freno, no chão de seu hangar ou de seu pátio, antes de você ou sua equipe. 
Se sua equipe atingir este nível de consciência, a filosofia 5S estará plenamente incorporada no dia a dia de uma oficina de manutenção.