Autor: Adilio Marcuzzo Junior (20/10/2008)


No ano passado eu estava prestando assessoria para uma empresa de táxi aéreo e, como gosto de trabalhar e estudar ouvindo música, deixo sempre as caixas de som de meu “notebook” funcionando quando estou digitando algo.

Naquele momento, havia uma estagiária na sala onde estava escutando a melodia e trabalhando arduamente (consultoria é uma atividade muito desgastante !!!). Para minha surpresa, em certo momento, ela me perguntou quem estava cantando aquela música e minha réplica foi :

_ Você não sabe quem está cantando ?

E a resposta :

_ Não, nunca ouvi esta música.

O música em questão chama-se Clube da Esquina 2 e quem cantava era Milton Nascimento. Continuei a perguntar se ela conhecia a banda 14 Bis, o cantor Beto Guedes entre outros “monstros sagrados” de nossa música popular, porém, a negativa se repetiu e pensei : como é possível alguém que não conheça estes compositores e suas melodias? Eles são parte do que há de melhor na nossa MPB (música popular brasileira).

Para alguns de vocês, mais jovens, que estão lendo este artigo este assunto parece não ter sentido, mas para quem já chegou aos quarenta anos de idade e acompanhou o que foi a cultura brasileira nas décadas de 70 e 80 é muito triste saber que um adolescente (a estagiária não tinha nem dezoito anos) não conhece o que se produziu de bom culturalmente nestes anos dourados e isto não é uma exceção, é uma regra. Tenho acompanhado o trabalho de minha esposa com adolescentes e o problema é sempre o mesmo : a falta de memória desta nova geração é lastimável.  A maioria de nossos jovens somente conhecem a cultura brasileira das décadas de 1990 e 2010, ou seja, justamente o período de decadência cultural patrocinada, de propósito, por nossos governantes após o governo militar, para tornar nosso povo cada vez mais ignorante, para não dizer acéfalo ao som de pagodes, axés, sertanejos enlatados e programas de televisão medíocres que nos bombardeiam diariamente, haja paciência !!!

Quando foi a última vez que alguém assistiu um programa musical de qualidade na televisão aberta ?

Quando foi a última vez que você assistiu um programa de televisão sobre a história de nossa aviação ?    

Alguns leitores estão pensando : creio que entrei no site errado, este artigo é sobre música, televisão ou manutenção de aeronaves ?

Calma, vamos falar, ainda, da consequência maléfica da falta de memória de nosso povo para a manutenção de aeronaves, só estou chamando a atenção do leitor para um problema crucial de falta de educação, chave para o desenvolvimento de qualquer nação e de nossa aviação.  

Apesar de ter escrito o artigo “As Carreiras na Manutenção Aeronáutica” ainda tenho recebido muitos e-mails de jovens me perguntando sobre o salário do mecânico de manutenção de aeronaves e minha resposta é : se esta é sua pergunta, esqueça, esta profissão não é para você. A manutenção de aeronaves exige pessoas talentosas que gostam do que fazem e que não tenham somente interesses financeiros. Se querem ganhar dinheiro rápido entrem para a política, vocês não precisarão estudar e ganharão dinheiro sem precisar trabalhar muito e, em alguns casos, nem precisarão trabalhar mesmo.   

Tenho observado que a maioria de nossos jovens têm estes dois defeitos que é a falta de memória cultural e a ganância por dinheiro sem se importarem com a obtenção do conhecimento e o trabalho árduo que são as principais ferramentas para a conquista de sucesso em uma carreira decente e honesta.

Falando em memória, tenho aqui duas perguntas aos profissionais de nossa manutenção aeronáutica :

1) Comemoramos em janeiro o dia do astronauta (09), em abril o dia da aviação da caça (22), em maio o dia do aeroviário (12) e o dia do comissário de bordo (31), no mês de outubro o dia do aviador (23), no mês de dezembro o dia do engenheiro (11) e o dia do mecânico geral (20).

Primeira pergunta : qual é o dia do Mecânico de Manutenção Aeronáutica ?

2) Temos vários patronos na aviação do Brasil :
  • Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica,
  • Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira
  • Coronel Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça
  • Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, Patrono da Aviação Aero-Desportiva Nacional
  • Marechal-do-Ar Casemiro Montenegro Filho, Patrono da Indústria Aeronáutica Brasileira
Segunda pergunta : quem é o patrono da manutenção aeronáutica no Brasil ?

Nos Estados Unidos, por exemplo, há um prêmio destinado ao reconhecimento de mecânicos de manutenção aeronáutica chamado “Charles Taylor Master Mechanic Award”(*). Charles E. Taylor é considerado o patrono da manutenção aeronáutica nos Estados Unidos.

Vocês querem saber por que aquele país é uma potência mundial ? Porque eles cultivam a memória de seu povo, esta é a chave do sucesso de qualquer nação, lá são cultivados os grandes feitos dos heróis americanos, suas forças armadas são amadas e idolatradas, profissionais competentes e empresários são tratados como heróis e não discriminados e massacrados por políticos patéticos como os nossos.

Como dizia Rui Barbosa : “Um país sem memória não é apenas um país sem passado, é um país sem futuro”.

Jovens, procurem conhecer mais sobre a história de nosso país e de sua profissão, não somente na televisão, que não vai mostrar quase nada de importante mesmo, mas na Internet, principalmente em sites e blogs independentes, conversem com seus pais a respeito da história do Brasil e de suas experiências nas décadas passadas, visitem museus. No Brasil temos dois grandes museus que tratam da história de nossa aviação :

  • O MUSAL - Museu Aeroespacial localizado no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro, RJ (http://www.musal.aer.mil.br/)
  • O Museu ASAS de um Sonho mantido pela TAM e localizado em São Carlos, SP (http://www.museutam.com.br)    

Procurem conhecer a história dos bravos aviadores que lutaram e morreram por nós nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, acessando os seguintes sites, entre outros :

  • www.sentandoapua.com.br
  • www.sentapua.com.br
  • www.jambock.com.br  

Neste mês de outubro em que se comemora a Semana da Asa, meus sinceros agradecimentos aos pilotos do 1º. Grupo de Caça e toda equipe de apoio de solo, em especial aos nossos heróis aviadores que tombaram no cumprimento do dever :

  • 2º. Ten.-Av. Dante Isidoro Gastaldoni (1923-1944)
  • 1º. Ten.-Av. Waldir Paulino Pequeno de Mello (1922-1944)
  • 2º. Ten.-Av. Oldegard Olsen Sapucaia (1924-1944)
  • 2º. Ten.-Av. Aurélio Vieira Sampaio (1923-1945)
  • 2º. Ten.-Av. Rolland Rittmeister (1921-1944)
  • 2º. Ten.-Av. John Richardson Cordeiro e Silva (1922-1944)
  • 1º. Ten.-Av. João Maurício Campos de Medeiros (1921-1945)
  • Aspirante-Av. Frederico Gustavo dos Santos (1925-1945)
  • 2º. Ten.-Av. Luiz Lopes Dornelles (1920-1945)

MUITO OBRIGADO !!!

VOCÊS LUTARAM E DERAM SUAS VIDAS PARA QUE ESTE FOSSE UM PAÍS LIVRE E SOBERANO !!!

INFELIZMENTE NÃO SOMOS, AINDA, UMA NAÇÃO DIGNA DE VOSSO HEROÍSMO !!!

Uma pergunta que me faço : como vamos reconhecer nosso profissional de manutenção aeronáutica ou homenagear nossos verdadeiros heróis se temos uma geração que não se lembra nem do que a cultura brasileira produziu de melhor nos últimos vinte anos ?  

Tenho esperança de que, um dia, as futuras gerações saibam as respostas para aquelas duas perguntas.


 
(*) acessem o seguinte link para conhecer mais a respeito deste prêmio :
http://www.amtonline.com/print/Aircraft-Maintenance-Technology/Charles-E-Taylor--Who-is-he-and-why-should-we-honor-him/1$2343